A HISTORIA DO EXALTASAMBA - Pagode Recife

Últimas

Home Top Ad

sexta-feira, 14 de abril de 2023

A HISTORIA DO EXALTASAMBA

 



Em 1982 alguns músicos de São Bernardo do Campo, se uniram e formaram o grupo Exaltasamba, que tocava em mesas de bares e restaurantes nos arredores do ABC paulista.


Os Fundadores foram: Clovis (cavaquinho e voz) e seu irmão Claudinei (percussão e voz) , que formaram o grupo EXALTASAMBA, cujo nome do grupo  fora dado pela mãe deles.


Risadinha (percussão e voz) entra no EXALTASAMBA já numa terceira formação (1.987 – 1.995). –

Marcelo foi o principal cantor do grupo ( 1.985 – 1.992 ) e posteriormente substituído pelo cantor Chrigor.

Carlão (percussão e voz) , fez parte da primeira formação em 1.982 e ficou no grupo até a entrada de Pericles, Pinha, Thell e Brilhantina em 1.986. –

Em 1.986, Clovis e seu irmão Claudinei permitiram que fosse dada continuidade ao grupo EXALTASAMBA, aos componentes remanescentes naquele 20.11.1986 : Thell, Brilhantina, Pericles, Pinha e Marcelo, uma vez que Clovis e seu irmão se dedicariam a outras atividade profissionais. Inclusive Clovis se dedicou com afinco a estudos na área de Administração de Empresas e Finanças, tendo inclusive concluído Mestrado e foi Professor de cursos de pós-graduação da FGV em São Paulo durante muitos anos e Executivo em várias empresas de grande porte.

No final dos anos de 1980, o Exaltasamba, acompanhava a cantora Jovelina Pérola Negra. em 1991, aparece em um disco de coletânea denominado CHOPAPO, somente com a faixa “Deixa Como Está”. Após ter vencido um festival de música em São Bernardo do Campo, o Exaltasamba foi contratado para o selo Kaskata’s Records e em 1992, lançou seu primeiro álbum:

Eterno Amanhecer, sendo a principal música: “Quero Sentir de Novo” com dois vocalistas: O Péricles que foi vocalista desde o início e um outro, que somente cantou neste álbum. Em 1993 ingressa um novo integrante no grupo, Chrigor Lisboa, nos vocais e no pandeiro.

Em 1994, lançam seu segundo CD, chamado Encanto (Kaskata’s Records) que começou a fazer sucesso e atraiu vários empresários e gravadoras. A partir daí o grupo começa a ter um melhor desempenho profissional e a aparecer em programas de televisão e rádios. A música “24 Horas De Amor”, passa a ser executada em todas as rodas de samba do Brasil. Em 1995 é lançado o disco Só Sucessos também pela Kaskata’s, porém, este disco fracassou e o grupo foi contratado pela EMI Music.

Em 1996 que o Exalta fez um estrondoso sucesso, com o disco Luz do Desejo – lançado pela nova gravadora (EMI Music), com os sucessos “Telegrama”, “Luz do Desejo” e “É você” e “Gamei”.  “Luz do Desejo” foi a primeira música do grupo que teve repercussão nacional. O CD alcançou a marca de 750 mil cópias vendidas e ganhou disco de Platina Duplo, segundo a ABPD.

O quarto álbum do grupo, Desliga e Vem (EMI Music) de 1997, superou o anterior em vendagem, a um milhão cópias vendidas em menos de seis meses. Este álbum segue o estilo romântico do anterior e tem as músicas: “Caixinha De Felicidade”, em homenagem à Xuxa Meneghel que foi executada no Planeta Xuxa em 1997, “Orora Analfabeta” que fez parte da trilha sonora da novela As Filhas da Mãe, e ainda “Amor e Amizade” da novela Mulher.

O próximo disco, Cartão Postal, atingiu a marca de 1 milhão e 250 mil cópias vendidas e fez com que o Exalta ganhasse o prêmio Crowley por duas vezes seguidas com a música: “Eu Me Apaixonei Pela Pessoa Errada”, que foi um dos melhores clipes de pagode do MTV Vídeo Music Brasil 1999. Foi também a música mais tocada nas rádios do Brasil em janeiro e fevereiro de 1999, continuando entre as mais tocadas nos três anos seguintes.

No ano 2000 o grupo lança o álbum Mais Uma Vez, com o hit “Mega Star”, que vendeu cem mil cópias em apenas uma semana. Essa música, foi umas das primeiras colocadas nas rádios do Brasil e nos programas dominicais de televisão. Nesse mesmo álbum, a música “Eu Você Sempre” (participação Jorge Aragão), também emplacou os primeiros lugares nas rádios brasileiras o que lhe rendeu o disco de platina.

Em 2001, lança o álbum Bons Momentos e o integrante Marquinhos, desliga-se do grupo. Em 2002, o álbum Exaltasamba Ao Vivo (primeiro álbum ao vivo da carreira), foi gravado na casa de shows Olimpo no Rio de Janeiro e produzido por Prateado. Esse disco é quase todo de relançamentos de músicas, com vários “pout-pouris” e algumas músicas novas. No final de 2002, o vocalista Chrigor Lisboa, desliga-se do grupo para seguir em carreira solo.

Em 2003, o sétimo disco da banda, Alegrando a Massa, com os vocais de um novo integrante, reforçando a linha de frente do grupo ao lado de Péricles. Thiaguinho antes de integrar o Exalta, participou do programa Fama da Rede Globo. O disco Alegrando a Massa, teve a música “Estrela” como uma das mais pedidas do Brasil. Mesmo com a “queda” do gênero pagode na década de 90 o grupo continuou fazendo sucesso.

Em 2006, apostaram no 11°Ã¡lbum e primeiro DVD do grupo: Todos Os Sambas, Ao Vivo, gravado no dia 26 de abril no Porto Alcobaça (casa de show paulistana), com participação de Arlindo Cruz, o álbum foi produzido e dirigido por Claudio Rabello. Após o lançamento deste álbum o integrante Izaías deixa o grupo.

Livre Pra Voar, de 2007, teve a música “Livre Pra Voar” (faixa título) fazendo o sucesso deste álbum. Nesse mesmo ano, lançam seu 13° CD e segundo DVD, o Ao Vivo Pagode do Exalta que foi gravado em junho no Cabral em São Paulo. O principal hit do DVD – também a música “Livre Pra Voar” – chegou a ter mais de 50 mil downloads pagos.

Ao Vivo Na Ilha Da Magia é o 14° álbum e o terceiro DVD do grupo, gravado no Costão Do Santinho Resort & SPA nas datas 20 e 21 de dezembro de 2008, em Florianópolis, Santa Catarina. Tendo como música de sucesso “Valeu”, ganhou o Prêmio Música Digital por ser a mais vendida de todas as músicas de pagode e de samba.

Em 2010, surge o 16° álbum, quarto DVD e primeiro Blu-Ray do grupo Exaltasamba – 25 Anos Ao Vivo, gravado ao vivo no dia 5 de junho, no Estádio Parque Antártica em São Paulo, com um público de 35.000 pessoas e várias participações especiais, como Chitãozinho & Xororó, Mariana Rios, Padre Reginaldo Manzotti, Mr. Catra, Rodriguinho e a Orquestra Versão Brasileira, que fez a abertura do álbum e acompanhou o grupo em 12 músicas.

Site: exaltasamba.com.br

Músicas: Spotify

Nenhum comentário:

Postar um comentário